segunda-feira, 15 de setembro de 2008

a R$1,68 kg do pãozinho!!!!

não há alimento mais básico que o pão, com uma receita ou outra, um formato ou outro, todos comemos pão.

e com a alta do trigo, as padarias e supermercados aumentaram consideravelmente o preço do pãozinho. Em alguns lugares paga-se até 7 reais pelo quilo.

Se analisarmos o valor já é absurdo, pior ainda é pensar que pagamos caro por uma pré mistura onde foi adicionada água, que tem conservantes, umectantes e todos os "antes" que pudermos listar.

adquira esse hábito, fazer pão é alimentar corpo e alma; e você ainda pode congelar seus maravilhosos pães e tê-los quentinhos diariamente sem sair de casa!!!

Pão Branco
1 kg de pão

700 grs de farinha de trigo
1 colh de sopa de fermento seco para pães
2 colh de sopa de manteiga derretida
1 colh de chá de açúcar
1 colh de chá de sal
500 ml de água de água morna

Mescle a farinha peneirada com o fermento, o açúcar e sal.

Faça uma coroa e despeje no centro a manteiga derretida e metade da água. Mescle com a ponta dos dedos, como um redemoinho, aos poucos vá incorporando a farinha aos líquidos. Continue adicionando água morna, com cuidado(é possível que sobre, dependendo da farinha utilizada). Quando a massa estiver uma bola única, sove. Trabalhe por 5-10 minutos a massa.

Pegue um bowl, coloque a bola de massa e envolva toda superfície com óleo neutro. Cubra-a com um pano limpo e leve para um lugar sem correntes de ar.

Espere até que dobre de volume.

Divida a massa em bolinhas de cerca de 50 grs, abra cada uma delas em um círculo, enrole como um rocambole e afine as pontas. Coloque-os numa forma untada.

Deixe crescer novamente por 30min a 1 hr, borrife um pouco de água sobre os pães e com um estilete faça os cortes(eu fiz 3 picotes com a tesoura e polvilhei farinha).

Aqueça o forno a 220°C e borrife água.

Leve as formas para assar por 10 minutos a 220°c, passado esse tempo abaixe para 190°C e continue o cozimento por mais 10-15 minutos(para saber se está assado, bata no pão com o polegar e se o som for oco estará assado).

6 comentários:

Laurinha disse...

Meu reino por um pãozinho delicioso destes!!! :DDD

Adoro, fazer e comer!

Beijinhos

Unknown disse...

Poxa, amei o seu blog.
Copiei a receita e coloquei no meu favoritos.
Bjs

Silvinha disse...

Pão é muito, mas muito mais barato feito em casa... o problema é o tempo e o forno exigido...

Beijo!

Nani disse...

Nossa adorei, principalmente o preço, hehe
Beijos

claudia disse...

Belos pãezinhos

Geórgia disse...

Sempre que preparo massa para fazer pães, tenho em mente fazer pães individuais, mas sempre termino fazendo um grande. Desta vez vou fazer essa receita igual, pois eles estão apetitosos. Bjs.